Sintomas da rinite alérgica

De uma forma bem simplificada, a rinite é um tipo de inflamação que pode ser aguda ou crônica, irritativa ou alergia e que acontece na mucosa nasal. No entanto, é essencial conhecer os sintomas da rinite alérgica para que seja possível tratar o problema adequadamente.

Geralmente, os casos mais intensos da rinite são causados por vírus, mas quando são casos recorrentes, podemos atribuir a uma questão alérgica mesmo.

Isso significa que o corpo está sendo exposto a componentes que apresentam uma maior probabilidade de causar alergias. Dentre eles, podemos citar pólen, ácaros, poeira, fungos e outros. Mas a boa notícia é que existem tratamentos baratos como o Respilivre que é super eficiente, além de ser 100% natural.

Sintomas da rinite alérgica

A primeira coisa que precisa ser dita é que quanto maior for a exposição de uma pessoa aos alérgenos, maior será a quantidade de anticorpos que ela desenvolverá.

Sendo assim, mais intensos serão os sintomas da rinite alérgica, que são os seguintes:

  • Coriza
  • Edema da mucosa, causando a obstrução nasal
  • Espirros com salva
  • Coceira no nariz
  • Coceira na garganta e céu da boca
  • Coceira nos olhos

Vale lembrar ainda que a rinite alérgica pode estar associada ainda com outras comorbidades, tais como otites, asma, ronco e sinusite.

É por isso que se faz tão importante que o médico estabeleça o diagnóstico diferencial entre a rinite alérgica e outros tipos de rinite.

Para isso, é fundamental considerar o histórico médico do paciente, bem como realizar uma análise clínica detalhada de todas as vias aéreas.

Em alguns casos, ainda podem ser solicitados alguns exames de imagem para auxílio do diagnóstico, tais como endoscopia, raio X e tomografia.

Uma vez que está determinado o diagnóstico de rinite alérgica, é essencial identificar qual é a substância que desencadeia essa alergia e evitar o contato com a mesma.

Causas da rinite alérgica

De uma forma geral, a rinite alérgica ter causas hereditárias, mas ela pode aparecer mesmo que nenhum dos pais manifeste esse distúrbio. Mais do que isso, nem sempre a rinite se manifesta desde o nascimento.

Isso quer dizer que, ao longo da vida, uma pessoa pode se tornar sensível a uma determinada substância que antes era tolerada.

Os gatilhos das crises são mais conhecidos atualmente do que as causas e eles podem ser: ácaros, pólen, bactérias, perfumes, mudança de temperatura, pelos de animais, mudanças bruscas de temperatura, descamação da pele e outros.